Prezados(as) clientes,
A Lei nº 14.811/2024 trouxe uma alteração importante ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estabelecendo a obrigatoriedade da apresentação de certidões de antecedentes criminais para colaboradores que atuam em instituições, públicas ou privadas, que lidam com crianças e adolescentes.
Pontos Principais da Nova Legislação
O que a sua instituição deve fazer?
Para estar em conformidade com a nova legislação, recomendamos que sejam adotadas as seguintes medidas:
Penalidades por Descumprimento
A falta de adequação pode implicar em responsabilização da instituição e de seus dirigentes, conforme previsto no ECA. Além disso, o não cumprimento da exigência pode expor a instituição a sanções administrativas e riscos reputacionais.
Como podemos ajudar?
Nosso escritório está à disposição para:
Garantir a conformidade com a Lei nº 14.811/2024 é mais do que uma obrigação legal – é um compromisso com a proteção dos menores e a integridade da sua instituição.
Entre em contato conosco para mais informações e suporte personalizado.
Por: Camilla Góes, Sócia Diretora | Médico Hospitalar.
Sócia Diretora | Médico Hospitalar
Sou advogada, sócia do escritório Imaculada Gordiano, entusiasta da inovação jurídica e do aperfeiçoamento das relações humanas em prol do progresso coletivo, inclusivo e seguro. Ao longo de mais de 10 anos de advocacia, pude participar de grandes estruturações de negócios, metodologias de conformidade legal, gestão de crises e resolução de disputas comerciais no setor da saúde, aperfeiçoando minhas habilidades de mediação e negociação, sempre com foco na solução menos onerosa, íntegra e confiável.
Tenho muito orgulho de advogar para reconhecidas empresa médicas e hospitalares, que me confiam a criação de teses jurídicas vitoriosas e que são capazes de elevar suas participações no setor da saúde. Influenciada por grandes lideranças femininas, sempre assumi papel de protagonismo na condução de minha vida profissional, aprofundando meus conhecimentos jurídicos e de gestão corporativa para fomentar as inovações necessárias para as boas práticas empresariais.
Tudo isso aliado à paixão pelo Direito, que me levou a diferentes especializações e capacitações na área da saúde, desde o direito médico a gestão de riscos em ambientes hospitalares. No escritório, pude ainda desenvolver diferentes projetos que se transformaram em produtos e hoje são valores inegociáveis, como a diversidade e a sustentabilidade. E vamos para cada vez mais!